iTurismo PE

O Blog apresenta as melhores informações dos Destinos Turísticos, Rotas, Pontos de Lazer e Diversão no Litoral, Agreste, Zona da Mata e Sertão do Estado Pernambucano!

domingo, 2 de outubro de 2011

Povo bonito ou bairrismo?


Neste domingo (02/10/2011) me ocorreu um fato inusitado e gostaria de compartilhar aqui. Enquanto estava no Shopping Recife, mais exatamente dentro de uma loja de magazine, fui abordado por uma paulista. Mas, engraçado foi a abordagem dela: "Onde eu encontro gente bonita aqui nessa cidade?"

De imediato tive vontade de rir, mas ao mesmo tempo de tentar ajudar, pois logo ví que se tratava de uma turista. Parei um pouco e pensei que estávamos no Shopping Recife, um local de muito movimento, frequentado por todas as classes, gêneros e idades, especialmente aos domingos.

Troquei duas palavras e ela falou que era de São Paulo, estava aqui em Pernambuco porque o marido foi transferido pelo trabalho, e sem a menor previsão de retorno para a megalópole. Bem, até aí, tirando a frase inicial, ela não tinha cometido mais nenhum deslize. Contudo, ao prosseguir, ela começou a ser bairrista: "São Paulo é muito mais moderna; as pessoas são muito mais finas, elegantes, civilizadas, aonde você chega só vê gente bonita; a cidade é muito mais agradável de se viver, mais segura, mais limpa, as construções são muito mais bonitas, o ambiente é muito melhor".

Saí da conversa alegando que o shopping dia de domingo congrega todos os públicos, e indiquei uns bares para ela ir, pois eu não quis avançar na discussão. Mas, cá pra nós, São Paulo é agradável de viver? Segura, limpa e civilizada?

Não quero aqui desmerecer a Locomotiva do Brasil: com grandes aportes financeiros, centros comerciais, maior PIB do país, local dos grandes shows e atrações turísticos e culturais, São Paulo é mesmo o coração do Brasil. E lá também se encontram grandes estilistas, modelos e atores mais famosos, e tudo o mais.


Porém não podemos desconsiderar o trânsito caótico, a poluição intensa, o alto nível de estresse por se viver em bairros que tem um alto fluxo de carros, transportes e abusos de poluição visual e sonora. Ah! E na Capital não tem praia!!

Já a nossa capital pernambucana, que foi um importante núcleo no período colonial, tentando até sua emancipação do restante do país na Revolução Pernambucana no século XIX, também conta com seus atrativos: sua economia cresceu vertiginosamente no governo Lula (2002 - 2010), pois se instalaram e cresceram SUAPE, o Estaleiro Atlântico Sul, dentre outras empresas. Bem localizada no nordeste brasileiro, a cidade vem se ampliando - e até já começando a enfrentar trânsito caótico quase que diariamente, tal qual São Paulo.


Mas bem, voltando ao caso. O que leva um turista a chegar a uma nova cidade e ofender a população local? Continuando a comparação, as duas cidades são cosmopolitas, empresários de todas as partes do mundo circulam pelas principais avenidas e empresariais; ambas aceitam e promovem a diferença de gênero e de raça - e talvez Recife esteja mais evoluída nesse aspecto, pois em SP ainda são encontrados atos de preconceitos e barbaridades contra esses grupos.


Talvez essa livre expressão ela tenha estranhado. Fato de classes e gêneros diversos estarem juntos no mesmo centro de compras, sendo o principal do estado pernambucano. Cabe ao turista visitar, conhecer e entender do lugar. Mas claro, não é obrigado a gostar, mas sim a respeitar a cultura e os padrões diferentes dos seus. Cada povo tem sua peculiaridade, e no Brasil, país com mais de 8 milhões de Km², essas particularidades são ainda mais acentuadas.


Também é obrigação do turista, seja temporária ou permanente sua acomodação, usar dos bons modos e costumes, utilizar da educação para se comunicar e conviver. Regra que é válida não apenas para os turistas, mas para todas as pessoas. Afinal, quem quer respeito, respeita.

Ah, para os meus padrões, essa paulistana nem era bonita!




Por falar em São Paulo, lembro aqui a musica de CPM22 - Cidade Cinza



"Eu vivo em São Paulo, na cidade cinza
Coração quebrado
O maior índice por metro quadrado
Trãnsito caótico
Cidade Hard Core
Coração de pedra
Todo mundo merece uma chance
Viva na cidade cinza
Viva na cidade cinza"

6 comentários:

  1. Parabéns pela educação, eu teria dado um BELO fora nesta paulistana.
    Se ela debocha da minha terra e dos meus conterrâneos eu não me sinto na obrigação, muito menos na vontade de ser simpática com uma criatura desta. Volta pra São Paulo e ja vai tarde!

    ResponderExcluir
  2. De fato ela foi grosseira, preconceituosa e mal educada. Além do mais, ficou colocando religião no meio da conversa, dizendo que ela sabia que estava pecando, mas que Recife só tinha gente feia mesmo e que ela não podia mentir. Pois bem, contradizendo o que ela mesma afirmou sobre as pessoas de São Paulo, onde está a civilização dela?!
    De fato era uma mulher feia e mal amada, pois parecia que estava necessitando encontrar alguém urgentemente!!
    Espero que ela seja um caso pontual de pessoa de outra cidade que não respeita as diferenças.
    Muito bom o texto!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk!!!! Obrigado pelo complemento Karen Louise, a testemunha do fato!

    hehehheehe =**

    ResponderExcluir
  4. Ana Góes, obrigado pelo comentário também!
    Infelizmente isso não é o caso de ser de São Paulo, ou de Pernambuco... as pessoas tem que saber respeitar as diferenças, especialmente quando se é turista.

    Apareça mais vezes por aqui!

    ResponderExcluir
  5. È felipe infelizmente tá cheio de gente assim,procurando os perfis da tv.Sou paulistana e quero te falar que vcs. são o povo mais bonito do Brasil,tanto por fora como por dentro.
    kika

    ResponderExcluir
  6. hehehe, Obrigado pelo comentário Kika!
    Espero que esteja aqui nesta terra pernambucana! :)
    Ou levando a nossa Bandeira Brasil a dentro!

    Obrigado!

    ResponderExcluir